quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Chá das cinco

Chá das cinco

   
O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.

Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduiche croque-monsieur, etc.

Para deixar o seu chá mais gostoso a Art Cozinha preparou a receita da:
 Torta Mousse de chocolate
sua textura é suave de sabor levemente amargo, uma combinação perfeita no seu chá.

Ingredientes:
- 3 xícaras de chocolate em pó
- 1 ¾ de açúcar
- 270g de manteiga sem sal à tpa
- 9 ovos

Modo de preparo:Bata as claras em neve, misturando em seguida as gemas, uma a uma. Acrescente aos poucos uma xícara de açúcar. Bater a manteiga com o restante do açúcar e acrescente o chocolate aos poucos. Misture o creme de manteiga aos ovos delicadamente. Coloque em uma forma de fundo falso untada e polvilhada, reservando um pouco (¾ de xícara) da mistura. Leve a forma para assar em forno brando (200º C) por 20 minutos. Retirar do forno, cobrir com uma tampa até esfriar, colocando em seguida na geladeira.

Montagem da torta:
Retirar a torta da forma e cobrir com a mousse reservada. Decorar a gosto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário