quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dica para esquentar esta Quarta Feira Nublada: Creme Brûlée

A origem do Creme Brûlée é um pouco controversa. Para os espanhóis, é uma variação da "crema catalana", que dizem ter surgido no século XVII (receita acrescentada de farinha de trigo ou amido de milho). Para os ingleses, é uma variação do "Burnt cream", que traduzido para o francês virou "Creme Brûlée", literalmente creme queimado, que chegou na França no século XIX e ficou mundialmente famoso como uma invenção francesa. E em Portugal, esta sobremesa chama-se Leite-Creme.

Apesar de ter um nome requintado esta sobremesa é uma delícia super simples e fácil de fazer!

Ingredientes:
- 600 ml creme de leite fresco
- fava de 1/2 baunilha (ou 6 gotas de essência de baunilha)
- 1 pedaço de casca de laranja
- 150 g açúcar
- 2 ovos
- 6 gemas
- açúcar refinado para caramelizar
 
Modo de preparo:
Numa panela em fogo médio coloque o creme de leite fresco, a baunilha aberta e a casca de laranja e deixe ferver. Desligue o fogo, coe e reserve o líquido. Numa tigela, coloque o açúcar, os ovos e as gemas e bata com um batedor de arame até formar um creme fofo. Acrescente o creme de leite fresco coado e bata vigorosamente. Coloque a tigela sobre uma panela com água, em fogo médio (banho-maria), e mexa sempre enquanto cozinha, até engrossar. Divida a mistura sobre 4 tigelinhas e leve para a geladeira por 2 horas.
Retire da geladeira e polvilhe açúcar. Com o auxilio de um maçarico de culinária, caramelize o açúcar e está pronto para servir.

Para facilitar ainda mais o prepara do Creme Brûlée a Art Cozinha Sugere os seguintes utensílios:

Suguestão:
Calda de frutas vermelhas
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/4 xícara (chá) de licor de laranja
- raspas de 1 limão
- 100 g de frutas vermelhas (blueberry, framboesa e morango)

Modo de preparo:
Numa panela coloque o açúcar, a água e o licor de laranja. Quando ficar uma calda em ponto de fio, acrescente raspas de limão e as frutas vermelhas. Retire do fogo, espere esfriar e sirva a seguir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário