sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ervas Culinárias

Chega de desculpa para não ter a sua horta em casa!!

A Art Cozinha tem os vasinhos de ervas, que além de charmosos
 cabem em qualquer cantinho da sua casa...




Cebolinha: Erva de talos finos e sabor delicado semelhante ao da cebola. Geralmente é comprada fresca, ainda que seja possível encontrá-la seca. Os talos, cortados ou inteiros, podem ser usados como ingrediente para temperar ou decorar pratos. É recomendável adicioná-la ao prato um pouco antes deste ser servido porque seu sabor diminui depois de cozida.

Salsa: Planta da família das umbelíferas, cujas folhas são muito usadas na culinária em geral. No preparo de alimentos, dois tipos de salsinha são usados: a salsinha italiana, de folhas crespas e a salsinha de folhas lisas e de um verde intenso. Ambas tem um aroma forte e geralmente são usadas frescas, ainda que possam ser encontradas desidratadas. É aconselhável não cozinhá-las com os alimentos porque tendem a perder muito de seu aroma e sabor. Têm um aroma que lembra o louro e o tomilho. São ideais para temperar omeletes, sopas, frango, peixes, saladas e massas. Também são muito usados na decoração de pratos.

Alecrim: Erva de um verde intenso, folhas espinhosas e sabor forte. Pertence à família das labiadas, é aromática e suas flores têm propriedades estimulantes. Podem ser encontradas frescas ou desidratadas. O alecrim concentra mais seu sabor quando não está fresco. Neste caso, é recomendável usar uma quantidade menor. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido.

Orégano: Planta aromática da família das labiadas, de folhas pequenas e aroma bem acentuado. É muito usada na cozinha grega e no sul da Itália. Podem ser compradas frescas ou secas (em ramo e em pó). É aconselhável usar as folhas frescas e não passá-las pelo fogo porque, depois de cozidas, as folhas perdem muito de seu aroma. O orégano em pó é muito usado como ingrediente de molhos condimentados para saladas e também de molhos vermelhos ou refogados para massas.

Mangericão: Erva de folhas verdes e brilhantes. O manjericão é um dos ingredientes básicos da cozinha italiana. Essencial para o preparo do molho Pesto. Pode ser comprado fresco ou seco. Suas folhas podem ser usadas inteiras ou picadas para temperar um prato, ou simplesmente para decorá-lo.

Um ótimo final de semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário