sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Dica Chef Helena Jang

Gostaria de falar um pouco sobre termômetro culinário.
Para quem trabalha no ramo ou para pessoas que gostam, ou necessitam, de uma preparação que esteja sempre dentro de um padrão, o termômetro é praticamente essencial. Um bom exemplo disso, é para quem trabalha com chocolate. Isto porque, é sabido que um erro na “temperagem” do chocolate é fatal, e por esta razão o controle da temperatura neste caso se torna essencial para um bom resultado. Observe a tabelinha (lembrando que cada fabricante/marca tem uma composição, e pode variar um pouco, mas no geral é o que està abaixo):


O processo de temperagem consiste em três etapas:

- aquecimento do chocolate até derreter os cristais de gordura, esfriar até formação de cristais iniciais e finalmente aquecimento novamente para derreter os cristais instáveis, ficando apenas os cristais estáveis (chamados cristais BETA).

PARA ISSO E NECESSÁRIO O USO DE UM TERMÔMETRO ESPECÍFICO PARA CHOCOLATE, obtendo assim um bom resultado final.Usamos termômetro específico para carnes, para vinho, para geladeira, para forno, para doces e assim por diante. Eu particularmente tenho vários termômetros, um para preparar doces, outro termosonda para forno, outro para uso geral, e o último da coleção é o digital da SILIT, ele tem um espectro de temperatura grande, vai de -40C ate 200C (ponto máximo de caramelo), e, portanto, serve para TUDO (evitando assim a desagradável tarefa de procurar um termômetro específico). Ele ainda possui uma luz, muito útil no caso de precisar espetar um assado em um forno escuro. Para quem realmente quer fazer preparações sem errar, eu aconselho a ter um termômetro bom. Um bom exemplo de como a temperatura faz toda a diferença é na preparação de um bom café espresso, ideal à 90-95C, ou em uma carne ao “ponto” à 70C (fica suculenta), e a 170C (fica um caramelo douradinho).

Um comentário: